domingo, 9 de setembro de 2007

Aprendendo...

Fundamentos do jogo
O modo mais fácil de aprender a jogar o Age of Mythology é usar a
campanha de aprendizado que acompanha o jogo.
Tutorial
O tutorial da campanha de aprendizado ensina os fundamentos para
se jogar o Age of Mythology. Nele são ensinados os movimentos, os
recursos, o combate e a construção usados com os deuses, a
proteção e as unidades míticas.
Para iniciar a campanha de aprendizado, clique em Aprenda a
jogar, no menu principal e, depois, em Tutorial.
Campanha
A campanha para jogador individual segue as batalhas do herói
Arkantos. Para completar a campanha, conduza Arkantos por cada
um dos cenários contra os inimigos de Atlântida.
Para iniciar uma campanha, no menu principal, clique em
Campanha e, depois, em Jogar campanha.
Jogo de mapa-aleatório
Os jogadores que conhecem o Age of Mythology podem iniciar um
jogo de mapa-aleatório para jogar rapidamente contra até
11 adversários de computador.
Para iniciar um jogo de mapa-aleatório
No meu principal, clique em Jogador individual e, depois, em
Mapa-aleatório. Quando todas as confi gurações do jogo tiverem
sido selecionadas, clique em Iniciar para começar a jogar.
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O jogo de mapa-aleatório normalmente inicia na Idade Arcaica com
um centro da cidade, várias torres de vigia, uma unidade militar ou
de batedores e aldeões. A área que circunda o seu assentamento fi ca
visível, mas as áreas que estão fora do seu campo visual ou do campo
visual de seus aliados fi cam imersas na escuridão. Para expor mais do
terreno circunvizinho, mova uma unidade para as áreas inexploradas.
Movimento
Clique em uma unidade para selecioná-la. Para selecionar várias
unidades, arraste o cursor para abranger várias unidades. Com as
unidades selecionadas, clique com o botão direito do mouse em um
local no jogo ou no minimapa para mover as unidades.
A exploração do mapa expõe o terreno circunvizinho e os recursos
vitais para a expansão da sua civilização.
Explore o mapa antecipadamente para localizar recursos, encontrar
posições estratégicas e monitorar o avanço dos seus inimigos.
Recursos
No Age of Mythology existem quatro tipos de recursos a serem
coletados: alimento, madeira, ouro e proteção. Você terá de
equilibrar a coleta desses recursos para que a sua civilização
prospere. Os recursos são coletados por operários (egípcios),
aldeões (gregos) e coletores/anões (nórdicos) e são estocados no
centro da cidade, em celeiros, em armazéns, em madeirais, em
campos de mineração e em carros de boi. Os navios pesqueiros
depositam no cais o alimento que trazem. Para simplifi car as
descrições dos recursos, todas as unidades de coleta de recursos são
chamadas de aldeões.
A civilização nórdica pode criar uma unidade de anões
especializada em mineração de ouro.
Criação de aldeões
Para coletar recursos, você necessitará de aldeões. Crie aldeões em
número sufi ciente para coletar recursos rapidamente.
Para criar um aldeão
Clique no centro da cidade para selecioná-lo. O painel de comando
exibe as unidades que o centro da cidade pode produzir, além de todas
as melhorias disponíveis para pesquisa. Clique em Aldeão. A unidade
aparece na fi la de produção com uma indicação da porcentagem que
representa o progresso da criação. Você pode acrescentar mais aldeões
à fi la de produção, clicando em Aldeão várias vezes.
Alimento
Os aldeões coletam alimentos da caça, da forragem, do cultivo, da
pesca ou do pastoreio.
Caça — Selecione um aldeão e clique com o botão direito do mouse
em um animal. No caso de alguns animais selvagens, como javali e
urso, são necessários muitos aldeões, ou mesmo unidades militares,
para que a caçada tenha sucesso.
Forragem — Selecione um aldeão e clique com o botão direito do
mouse em um arbusto de forragem.
Cultivo — Selecione um aldeão e clique em Fazenda no painel de
comando. Clique no mapa em que deseja construir a fazenda. No Age
of Mythology, as fazendas nunca precisam ser replantadas. O cultivo e
a pesca geram alimentos mais lentamente que a caça ou a forragem.
As civilizações grega e nórdica não podem cultivar até que atinjam
a Idade Clássica.
Pesca — Os navios pesqueiros (construídos no cais) são usados
para apanhar alimentos de cardumes de peixes.
Os cardumes de peixes nunca se esgotam.
Pastoreio — Capture animais em rebanhos movendo uma das suas
unidades para perto do animal. A cor do animal mudará para a sua
cor e ele poderá ser selecionado e movido como qualquer outra
unidade. Para coletar alimentos, selecione um aldeão e, depois,
clique no animal em rebanho.
As vacas, cabras e porcos engordam com o tempo.
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Madeira
A madeira é recolhida de árvores e é o material básico de construção
usado pelas civilizações grega e nórdica. Os egípcios não usam
madeira para construção. Para coletar madeira, selecione um aldeão
e, depois, clique com o botão direito do mouse em uma árvore.
Ouro
Este metal amarelo precioso é encontrado em depósitos próximos à
superfície da terra. O ouro serve de moeda corrente para fi nanciar
as suas unidades, edifi cações e pesquisas tecnológicas. Para coletar
ouro, selecione um aldeão e clique em uma mina de ouro com o
botão direito do mouse.
Proteção
A benevolência — ou proteção — dos deuses é necessária para a
criação de unidades míticas e para a busca de melhorias míticas
que fazem a sua cultura progredir. Há um limite de 100 pontos
de proteção para todas as civilizações, com uma exceção: uma
civilização grega que louva Zeus tem um limite de proteção de 200.
Gregos — Ganhe proteção enviando aldeões para orar em um
templo. Selecione um aldeão e, depois, clique com o botão direito do
mouse em um templo para orar.
Egípcios — Ganhe proteção construindo monumentos para os
deuses. Os egípcios podem construir cinco monumentos diferentes,
mas eles deverão ser construídos um por vez. Cada monumento
tem tamanho, custo de recurso, tempo de construção e geração de
proteção maiores.
Os monumentos erguidos a Ísis impedem que os seus inimigos
usem o poder divino deles contra você dentro de um determinado
raio em torno do monumento.
Nórdicos — Ganhe proteção entrando em uma batalha. Todos os
danos causados pelas unidades militares nórdicas em unidades,
edifi cações e animais aumentam a proteção. Os coletores nórdicos
designados para caçar animais para alimentação também geram
proteção. Os heróis nórdicos ganham mais proteção que outras
unidades. As unidades mitológicas nórdicas nunca ganham
proteção.
Edifi cações
Os gregos e os nórdicos usam madeira e ouro para a construção de
edifi cações. Os egípcios não usam madeira para construção. Designe
aldeões para construir edifi cações.
Para construir uma edifi cação
1 Selecione um aldeão (ou um grupo de aldeões).
2 No painel de comando, clique na edifi cação desejada.
3 Clique no mapa para construir.
Se o contorno da construção estiver em vermelho, você não poderá
construir naquele local. Mova a edifi cação para tentar construir em
outro local.
Para construir mais edifi cações do mesmo tipo, pressione e mantenha
pressionada a tecla Shift e clique em vários locais no mapa.
As edifi cações que produzem unidades têm pontos de coleta
designados. Os pontos de coleta determinam onde as unidades
produzidas naquela edifi cação coletarão. Para escolher um novo
ponto de coleta, selecione a edifi cação e clique com o botão direito
do mouse em um local no mapa. Ou clique em Novo ponto de
coleta no painel de comado e, depois, clique com o botão direito do
mouse em um local no mapa em que as unidades devem coletar.
População
A população é baseada nos centros da cidade e casas. Cada
civilização pode construir 10 casas. Para expandir a população além
desse limite, é preciso capturar um assentamento.
Para capturar um assentamento, construa um centro da cidade nele.
Os assentamentos são o único local em que pode ser construído
um centro da cidade. Se o assentamento já tiver um centro da
cidade controlado por outro jogador, você terá de destruí-lo antes
que possa construir naquele assentamento. Os assentamentos não
podem ser destruídos.
Antes de construir um centro da cidade, a sua civilização tem
de avançar para a Idade Heróica. Centros da cidade adicionais
acomodam mais população.
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Criação de um exército
Para defender a sua civilização, você precisa de um exército.
Os egípcios treinam soldados nos quartéis e na fortaleza de Migdol.
As civilizações gregas treinam soldados na academia, no campo de
arco e fl echa, no estábulo e na fortaleza. As civilizações nórdicas
treinam soldados na casa comunal e no forte da montanha.
Para criar uma unidade militar
Selecione a edifi cação e clique em uma unidade militar no painel de
comando. A unidade é adicionada à fi la de produção se você tiver a
quantidade de recursos necessária no seu estoque. Para acrescentar
várias unidades à fi la de produção, clique no botão da unidade
várias vezes.
Combate
Agora que você já criou uma força de combate, é hora de testá-la no
campo de batalha. Selecione uma unidade militar e, depois, clique
com o botão direito do mouse em uma unidade ou edifi cação inimiga
para atacar.
No Age of Mythology, você pode agrupar unidades em exércitos
usando os estandartes de grupos, que permitem controle rápido das
unidades.
Para designar unidades aos estandartes de grupos
Selecione as unidades a serem agrupadas e clique com o botão direito
do mouse em um estandarte de grupo enrolado, situado no canto
superior esquerdo da tela. As unidades selecionadas são agrupadas
sob o estandarte que se desenrolou. Para selecionar essas unidades
coletivamente, clique no estandarte de grupo ao qual você as
atribuiu. Para adicionar mais unidades a um estandarte, selecione-as,
mantenha a tecla pressionada e clique com o botão direito
do mouse no estandarte.
Para enviar o seu exército para a batalha, clique no respectivo
estandarte de grupo e, depois, clique com o botão direito do mouse
em uma unidade ou edifi cação inimiga para atacar.
Conforme a sua civilização avançar, novas edifi cações militares
poderão ser construídas e poderão ser criadas unidades militares mais
poderosas.
Avanço da idade
Para ganhar melhores unidades militares, unidades míticas, melhorias
e edifi cações, avance a sua civilização pelas idades. O avanço das
idades custa recursos e requer que as edifi cações da idade anterior
tenham sido construídas. Selecione o centro da cidade e coloque
o cursor sobre o ícone Avançar idade para ver as edifi cações ou os
recursos necessários para avançar. Se todos os requisitos tiverem sido
satisfeitos, clique em Avançar idade para pesquisar a próxima idade.
O progresso da pesquisa de idades é mostrado acima do painel de
poderes divinos, na parte superior central da tela.
Para avançar, escolha um deus menor para venerar. A caixa de
seleção do deus menor contém um retrato de dois deuses menores.
Ela mostra também a unidade mítica, as melhorias e o poder divino
para cada deus menor.
Coloque o cursor sobre o retrato de um deus para exibir uma
descrição do modo pelo qual aquele deus benefi cia a sua civilização.
Idade Arcaica
Esta normalmente é a idade inicial no Age of Mythology. Nessa idade,
a sua civilização é bastante primitiva. A construção de um templo
permite que você avance para a Idade Clássica.
Idade Clássica
O avanço para a Idade Clássica indica que você começou a montar
seu próprio panteão. Para avançar para a Idade Heróica, será
preciso construir um arsenal.
Idade Heróica
O avanço para a Idade Heróica signifi ca que a sua civilização pode
expandir seu limite populacional construindo centros da cidade em
assentamentos. Armazene mais alimentos e ouro e construa um
mercado para avançar.
Idade Mítica
A Idade Mítica é o apogeu da sua civilização. Todas as edifi cações e
melhorias fi cam disponíveis, entre elas um poderio.
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Pesquisa de melhorias
As melhorias podem dar vantagens à sua civilização com relação
aos seus inimigos. Os avanços tecnológicos podem dar às suas
tropas melhores armaduras e armas, permitir que seus aldeões
coletem recursos com mais rapidez e tornar suas edifi cações
mais resistentes. Podem ser necessários alimentos, madeira e/ou
ouro para a pesquisa de melhorias. Você pode também pesquisar
melhorias mitológicas, mas estas também custam proteção.
Melhorias de recursos
Essas melhorias podem fazer com que seus aldeões coletem
recursos com mais rapidez ou possam carregar mais. Os locais em
que as melhorias são obtidas são edifi cações ligadas aos recursos,
como o celeiro, o madeiral, o campo de mineração, o armazém, o
carro de boi e o centro da cidade.
Melhorias militares
Você pode aumentar o desempenho da sua unidade militar em
batalha através de buscas de melhorias militares. Você pode
aumentar a sua armadura, a sua taxa de movimento e o seu ataque.
As melhorias militares podem ser pesquisadas em qualquer
edifi cação onde as unidades militares sejam criadas ou em
edifi cações que dêem suporte a suas forças (como o arsenal).
Vencer o jogo
As condições de vitória variam de acordo com qual dos quatro
modos de jogo você escolhe. A Supremacia é o padrão e abrange
todas as três condições de vitória. A Conquista é a vitória militar;
Jogo fatal é o mesmo que Conquista, com um número bastante alto
de recursos iniciais, e Relâmpago é a Supremacia a uma velocidade
cinco vezes maior do que a do jogo normal.
Vitória militar — Destrua todas as unidades e edifi cações de seus
adversários.
Poderio — Complete um poderio e o defenda até que o tempo se
esgote.
Todos os assentamentos — O jogador ou a equipe vencedora
constrói um centro da cidade em todos os assentamentos no mapa
em um determinado momento.

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